FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DO CENTRO-OESTE
03 E 04 DE MAIO DE 2018 - UNIGRAN / DOURADOS - MS

CONHEÇA DOURADOS

A cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul, receberá nos dias 03 e 04 de maio de 2018 os Pró-Reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, das Universidades, Institutos Federais e Centros Universitários, para o ForGRAD Centro-Oeste 2018 com o tema: “A Qualidade da Educação Superior Brasileira Presencial e a Distância: os Processos de Aprendizagem e os Novos Marcos Normativos da Regulação e da Supervisão”.

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) é constituído por todos os Pró-Reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, das Universidades, Institutos Federais e Centros Universitários e tem por objetivos: (a) elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias de Graduação, em nível nacional e regional, e (b) contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que visem o pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

Antes da colonização, a região de Dourados era habitada pelas tribos Terena e Kaiwa. A modernidade chegou, porém, a presença dos descendentes é marcante até hoje, constituindo uma das maiores populações indígenas do Brasil. Mais de onze mil índios vivem em uma reserva de 3.600 hectares, na estrada para Itaporã.

Responsáveis por tecer a história da cidade, os colonizadores são reverenciados através do Monumento ao Colono e do Museu Histórico e Cultural, que reúne fotos, roupas, equipamentos e documentos. Outras heranças dos imigrantes são a Catedral Imaculada Conceição, com imagem da santa trazida da França; e a Usina Velha - apesar de estar em ruínas, ainda preserva a chaminé, a fornalha e a caldeira, o que vale a visita.

O verde toma conta de Dourados e faz dos parques e praças os pontos de encontro preferidos dos moradores da cidade. No Parque Antenor Martins, os destaques são as centenas de árvores nativas que abrigam uma expressiva população de aves. O espaço oferece ainda lagoa, pedalinhos, pista de caminhada e quiosques - os mesmos atrativos estão à disposição também nos parques Arnulpho Fioravante e dos Ipês.

No quesito compras, o artesanato é a melhor opção. Espalhadas ao longo da BR-163, as barracas oferecem trabalhos em madeira confeccionados na Vila São Pedro - são peças de decoração, utilitários domésticos e até móveis. A cultura também se faz presente nas muitas festas e eventos que movimentam a cidade o ano todo. Os imigrantes japoneses, que se dedicaram ao cultivo de café, organizam a Japão Fest, em novembro. Já a proximidade com o Paraguai (120km) incentiva a Fiesta Paraguaya, que acontece no mês de maio.

Professora Drª. Maria Alice de Mello Fernandes
Coordenadora do ForGRAD Região Centro-Oeste
Pró-Reitora de Ensino e Extensão
Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN
E-Mail mariaalice@unigran.br

Fonte: https://www.feriasbrasil.com.br/ms/dourados/


UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados / Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP 79.824-900 - Dourados/MS - FONE: +556734114141 / FAX: +556734114167
UNIGRAN